Fazer uma gestão inteligente é mais do que garantir bons resultados para sua empresa. É também o caminho que você percorre para obter esses resultados.

Portanto, é fundamental compreender que suas atitudes como líder, são refletidas diretamente nos rendimentos da organização.

O comando de uma empresa, é como um campo minado, é preciso saber desviar-se de algumas situações, para não cometer falhas que vão explodir como uma bomba e se tornarem grandes problemas.

No entanto, a essência de uma gestão otimizada é identificar o que está errado e buscar sempre melhorar.

Por isso, citaremos neste artigo, 5 falhas das quais você não deve cometer para fazer uma gestão inteligente em sua empresa.    

1. Gestão inteligente: atuando como líder

Contratar, demitir, cobrar resultados e parabenizar são atitudes que os líderes precisam ter em seu dia a dia. Por terem dificuldade em praticar essas tarefas, alguns gestores acabam interpretando alguns papéis com sua equipe.

Uns atuam como bonzinhos o tempo todo e outros preferem fazer o papel de carrasco.

Isso é um erro e pode passar uma imagem, que muitas vezes, você não gostaria que sua equipe tivesse de você. Além disso, pode causar um atrito entre você e a equipe e eles podem passar a não te respeitar como 

Para fazer uma gestão inteligente, seja justo e transparente. Seja justo com você,  com seus colaboradores e com a empresa em que trabalha. Dessa forma, não há nenhuma necessidade de incorporar um papel.

2. Apenas subordinados

A pior maneira de um líder tratar sua equipe é como se todos fossem apenas subordinados, que estão ali apenas para satisfazer suas 

Aquela velha frase: “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, é o jeito mais inadequado para fazer uma gestão inteligente. Assim, você pode acabar tendo uma gestão fracassada e prejudicar o rendimento da sua equipe.

Lembre-se, você depende mais de seus funcionários do que eles de você. Por isso, cative-os, conheça o valor de cada um e mantenha sempre um bom relacionamento.

Não estou dizendo que você precisa deixar sua autoridade de lado, mas sim, que você precisa agir como líder e construir um relacionamento nutrido da maneira certa, com  feedbacks construtivos e motivações frequentes.

Fazer uma gestão inteligente inclui tratar seus colaboradores da melhor forma. Isso garante que sua equipe esteja sempre engajada em busca de um único objetivo: trazer melhores resultados para a empresa.

3. Fala uma coisa e faz outra

A confiança é a base de qualquer relacionamento, seja ela pessoal ou profissional. Se os seus colaboradores não confiarem em você, saiba que um problema muito grande está em suas 

Muitos líderes gostam de prometer mundos e fundos para a equipe na tentativa de motivá-los. Este é um grande erro e pode custar a sua reputação.

Outras pessoas pregam a meritocracia aos quatro cantos, mas quando vão promover alguém, utilizam de outros meios, como a amizade.

A transparência é elemento chave para fazer uma gestão otimizada. Com ela, você vai construir um relacionamento a base de confiança com sua equipe.

Além disso, um bom líder precisa cumprir com o que promete. Por isso, seja cauteloso ao prometer algo para seus colaboradores e, quando isso acontecer, faça o possível para cumprir ou mostrá-los que você fez o que estava a seu alcance.

4. Não investe tempo na equipe

Em tempos de crise econômica, a que vivemos atualmente no Brasil, a motivação é um caminho melhor que aumentos salariais e bonificações em dinheiro.

Dessa forma, é essencial investir seu tempo para conversar e motivar seus funcionários separadamente. Gestores que não encontram tempo para isso, estão cometendo um erro gravíssimo.

Então dedique tempo para seus colaboradores. Além de motivá-los separadamente, você também pode fazer uma reunião mensal com toda a equipe, com o objetivo de ouvir as sugestões e frustrações deles em relação ao mês que terminou.

Uma gestão inteligente exige foco na equipe, por isso, invista seu tempo e sua atenção neles. O retorno é garantido.

5. Impõe autoritarismo

Se você é um gestor que utiliza do seu cargo para impor suas vontades perante a equipe, saiba que você está perdendo dezenas de boas oportunidades.

Na Auvo, aplicamos um método de gestão que está sendo bastante difundido atualmente: a gestão horizontal.

Neste tipo de gestão, os colaboradores têm liberdade para se expressar diante de qualquer situação e podem ser criativos, ao instituir na organização idéias empreendedoras.

Sobretudo, empresas que adotam a gestão horizontal conseguem extrair uma produtividade maior dos colaboradores, pois eles se sentem parte importante da organização, quando contribuem para as decisões importantes.

Você não precisa mudar sua metodologia de trabalho, mas não deixe que o autoritarismo seja uma barreira, impedindo que seus colaboradores sintam-se a vontade para dar novas sugestões.

Fazer uma gestão inteligente é fazer com que seus colaboradores se sintam parte importante da equipe. Isso pode melhorar muito o desempenho e os resultados da empresa.

Lembre-se, muitas cabeças pensam melhor que uma!

Se você se identificou com algum destes hábitos, não se desespere!

Mesmo os mais formidáveis gestores, já erraram em algum momento, o importante é ter consciência das falhas que cometeu e tomar cuidado para não errar novamente.

Contudo, reavalie sua postura, e comece a implantar uma forma de gestão inteligente na sua empresa. Tenho certeza que assim você poderá alcançar melhores resultados.

Gabriel é CEO da Auvo e já ajudou mais de 1500 empresas a aumentarem a produtividade da sua equipe de campo. Além disso gerenciou equipes externas durante 7 anos e sabe bem as dores de um gestor.

Related Post